terça-feira, 7 de abril de 2009

"Jovem, dá-me um minutinho da sua atenção?"

Eu começo a achar que tenho ar de crente (se é que existe!). Se eu passar 5 minutos na rua vem sempre alguém ter comigo perguntar-me se eu gosto de ler e já de revista esticada na minha direcção! E se for apenas uma pessoa tenho muita sorte, em dias "bons" chego a ser abordada por 5 pessoas diferentes, todas com o mesmo objectivo: fazer-me acreditar.
E não adianta dizer que não, não temos um minutinho. Da última vez que o fiz ouvi "É por causa de jovens como você que o mundo está assim, um antro de loucura e devassidão!"
Bonito...agora sou responsável pela devassidão do mundo...e tudo isto porque não quis ler a revista! Mas não era suposto cativarem as pessoas que encontram na rua?
Senhor pregadores (não sei se este será o nome mais correcto..) este discurso não me cativou assim muito...
Eu não acredito, ponto. Não tenho nenhuma crença em qualquer entidade superior que oriente as nossas vidas, mas respeito as crenças dos outros, mesmo que não concorde. Agradecia que respeitassem, também, a minha falta de crença.

E, por favor, convençam-se que quem viveu anos sem acreditar, não é com meia dúzia de páginas que vai começar a fazê-lo.

E não...eu não me esforço para contribuir de forma significativa para a devassidão e caos mundial!

10 comentários:

  1. *intromissão*

    Eu digo sempre que sim a tudo, levo revistas e cartões com números de telefone, vou à minha vida e eles ficam todos contente com o fim da devassidão neste mundo. ;)

    *fim de intromissão*

    ResponderEliminar
  2. olá sobrinha! Este post foi um dejá vù loool! o melhor remédio é dizeres "não estou interessada, muito obrigada, sou ateia!"! E se tiveres a andar com pressa dá ainda melhor resultado ( há a considerar que a velocidade é inimiga de muitos pregadores que por aí andam, que são "pó" idoso!). Eu respondo o mesmo mas com o "sou católico apostólico", e se calhar porque já sou crente de outra religião ou de o qualquer outra vertente cristã, devo dar aspecto de dar mais trabalho de converter! porta-te mal!bjns*

    P.S:nesta páscoa não contribuas para a devassidão do mundo sff...pensa nos meus filhos!Come antes chocolate!

    ResponderEliminar
  3. Agora lembrei-me que o abordar alguém por "jovem" se para uns é visto como um elogio, para muitos é visto como uma coisa "redutora", pelo que pode irritar bastante..mas é comum!

    ResponderEliminar
  4. eu tento ignorar, virar a cara, correr, fugir. quando nao consigo, minto, invento nomes para mim propria, finjo. meu deus, detesto ser abordada!;)

    ResponderEliminar
  5. Simples. A resposta certa é "Desculpe, adoraria ficar a conversar, mas eu sirvo Satã e ele é um bocado complicado com os horários e já estou atrasada"

    ResponderEliminar
  6. Eu venho aqui juntar-me ao grupo de pessoas que já foi abordada... uma vez fiquei uma hora a "conversar" com uma senhora (leia-se ouvir) porque tentei usar a técnica do João, resultado: a senhora achou o facto de ser católica apostólica muito interessante e encheu-me de perguntas...ai...eu a andar a ela sempre ao meu lado a falar...
    Enfim, uma experiencia que não queria muito repetir axo que sempre prefiro ouvir: "É por causa de jovens como você que o mundo está assim, um antro de loucura e devassidão!"
    *

    ResponderEliminar
  7. Como sempre carrego nos botões errados e apaguei este comentário..por isso fica aqui, com o pedido de desculpas :S


    Cat deixou um novo comentário na sua mensagem ""Jovem, dá-me um minutinho da sua atenção?"":

    Subscrevo tudo o que disseste. E acho execrável andarem com revistinhas na rua, outras vezes de porta em porta...Quem acredita, se acredita mesmo, deveria sentir-se realizado só com isso, sem precisar de converter os outros!

    ResponderEliminar
  8. Ah! Já desistiram de bater aqui à porta. Certa vez, vieram falar com o meu irmão e ele, parvo como é, não soube despachá-las. Disseram que voltavam depois. Quando voltaram, o João foi ver quem estava à porta lá pelo buraquinho e eram as senhoras da outra visita. Foi para o quarto e eu fui tratar delas: "Eu não quero ser injusta nem mal educada com as senhoras, mas o jovem de quem vêm à procura é meu irmão e é menor de idade e a minha mãe não deu autorização às senhoras para falarem com ele. Aconselho-as a desistirem de cá vir ou terei que chamar a polícia". Nem foi preciso eu dizer mais nada, desapareceram e nunca mais cá voltaram! Umas outras amigas delas já cá tinham vindo e desistiram porque eu armei uma grande discussão que as baralhou todas até que uma disse "a menina é lá das filosofias, isso são coisas do demónio, não podemos fazer nada...". A juventude está perdida! :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Cada pessoa é diferente, eles não podem obrigar as pessoas a acreditar no que eles acreditam.

    ResponderEliminar